O USO DO WORDWALL COMO FERRAMENTA DIGITAL DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA ORGANICA I DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA
Resumo
Tendo em vista os desafios atuais acerca da aprendizagem dos alunos de graduação, é necessário construir mecanismos que facilitem o aprendizado de maneira dinâmica e inovadora. As tecnologias digitais atuam como grandes instrumentos de ensino, de tal modo que também auxiliam o processo de aprendizado dos alunos através de sua inovação, rapidez e eficiência. A plataforma Wordwall é um recurso online baseado em metodologias ativas que conectam o aluno ao ambiente digital para aprofundar e revisar seus conhecimentos de acordo com sua aprendizagem em sala de aula. Como público alvo, os alunos de uma turma da disciplina de Química Orgânica I utilizaram esse jogo digital como recurso de aprendizagem e também como auxílio nas atividades e avaliações. Tendo como foco a identificação das principais funções orgânicas, a plataforma online oferece diversos métodos para reconhecer, diferenciar e aprofundar as classificações dessas estruturas químicas. A aplicação do jogo digital aconteceu após a finalização dos conteúdos ministrados, assim os alunos tiveram acesso a plataforma e puderam colocar em prática os conhecimentos abordados durante o andamento da disciplina. Além de participar dessa dinâmica inovadora na sala, os estudantes tiveram acesso a plataforma para acessá-la também em suas residências, fora do ambiente universitário. Dessa forma, os alunos analisaram seus desempenhos na disciplina, bem como revisaram ou aperfeiçoaram os conteúdos transmitidos durante as aulas, e assim prepararam-se melhor para as avaliações parciais. A tecnologia está presente no cotidiano de formas diversificadas, podendo ser um valioso recurso para a aprendizagem dos educandos, além de propor alternativas de atividades pedagógicas prazerosas e eficientes por meio da exploração da tecnologia educacional (Valente, 1999). Logo, o uso do Wordwall torna-se uma ótima ferramenta pedagógica devido a sua inovação, modernização e diversificação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.