PRÁTICAS EM MICROELETRÔNICA VOLTADA PARA DOCÊNCIA PÓS PANDEMIA
Resumo
INTRODUÇÃO. O PID constitui-se numa ação didático-pedagógica desenvolvida no âmbito dos diversos cursos de graduação. O PAIP busca reduzir a evasão nos cursos de graduação da UFC. Em uma parceria formada entre os dois programas, foi desenvolvido um trabalho que exemplifica e mostra o conceito por trás do protocolo de comunicação UART através de uma placa microcontrolada para a disciplina de Microcontroladores do curso de Engenharia de Computação. OBJETIVO. Ensinar através do processo de prática a utilização de microcontroladores. Esse objetivo é almejado pelo fato de que alunos apresentam dificuldade em aprender os conteúdos práticos, pois há pouco contato com ferramentas e equipamentos em semestres anteriores. Além disso, busca evitar a evasão de alunos através do contato com a tecnologia, despertando a curiosidade e fomentando o interesse pelo real objetivo do curso. METODOLOGIA. Se procedeu durante as aulas da disciplina de Microcontroladores durante o semestre, além disso houve uma troca de conhecimento entre o orientador, autor principal e co-autor proporcionando o contato com a prática. A exposição do trabalho ocorreu por meio de uma apresentação para os alunos no próprio horário da aula, mostrando o embasamento teórico e o funcionamento na prática. RESULTADOS. Devido a pandemia muitas disciplinas com um teor prático foram prejudicadas por não ter viabilidade da realização das práticas. Diante disso, os alunos foram prejudicados por ficarem longe dos equipamentos e das práticas em certo momento do curso. Então com aulas extras na disciplina foi possível compensar um pouco esse prejuízo que a pandemia trouxe nesse aspecto, foi possível ter um grande avanço em práticas com microcontroladores. CONCLUSÃO. Com esse experimento foi possível concluir que o objetivo foi alcançado, foi notório o aumento de interesse e a curiosidade entre os alunos que estavam na disciplina pois graças a isso foi possível eles terem maior contato com as proposta do curso.Downloads
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Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
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