PROPOSTA DE MODELOS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE PLANTAS FÓSSEIS
Resumo
Os estudantes do curso de Ciências Biológicas possuíam dificuldades no conteúdo sobre as adaptações morfológicas ao longo da evolução das Espermatófitas (ou plantas que produzem sementes) da disciplina Morfologia e Taxonomia de Espermatófitas no semestre 2022.1. Existia confusão em associar estruturas plesiomórficas, presentes em organismos ancestrais, à características apomórficas, presentes em organismos atuais. Acredita-se que por não conseguirem construir uma visualização tridimensional dos fósseis, a associação entre forma, função e evolução das estruturas era dificultada. Diante disso, monitora, professora e técnico do laboratório propuseram a construção de modelos táteis, para representar os organismos vegetais extintos, já que a morfologia destes fósseis é abstrata, o que gera dificuldade na compreensão da evolução das plantas com sementes. Os modelos foram construídos com biscuit, tinta, pincéis, cola quente, alfinetes, fubá, plástico e madeira, em conjunto pela professora orientadora, monitora e assistente técnico. Posteriormente, os modelos foram aplicados à turma em uma aula expositiva guiada pela monitora onde, por meio de questionamentos, a turma foi convidada a, a partir de seu conhecimento prévio e dos modelos mostrados, construir conclusões mais complexas. Após a aula, um formulário sobre a aula e sua importância foi repassado e 19 estudantes responderam, que correspondem a 76% da turma. Desse total, 42,1% consideram o conteúdo da disciplina difícil ou muito difícil, 73,7% classificam a proposta de construção de modelos como muito importante para o aprendizado e 57,9% afirmaram que a proposta ajudou muito no aprendizado. Quanto à organização dos slides e da aula com perguntas norteadoras, mais de 70% dos estudantes afirmaram ser uma estratégia didática muito importante. Sendo assim, o presente trabalho sugere que o uso de modelos e de aulas participativas junto aos estudantes é de grande importância para o ensino da evolução das espermatófitas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Cecilia Roseno Serafim, L., Pereira do Nascimento, H., & Queiroz Matias, L. (2022). PROPOSTA DE MODELOS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE PLANTAS FÓSSEIS. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3957. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/88246
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.