RECRISTALIZAÇÃO DA VANILINA
Resumo
O processo de recristalização consiste na purificação de compostos que possuem certa quantidade de impurezas a partir da dissolução a quente. Esta prática emprega o uso de solventes que não conseguem dissolver o soluto a temperaturas a frio, mas quando a solução é aquecida, a solubilidade do soluto junto com as impurezas aumenta e depois de pôr a solução para resfriar, o soluto volta a precipitar, porém as impurezas continuam dissolvidas no solvente. O presente trabalho propõe a realização de uma nova prática na disciplina de Química Geral, a demonstração da recristalização da vanilina. O objetivo desta prática é proporcionar aos discentes a visualização de um processo de separação aliada a uma forma de purificar uma amostra com impurezas. Então, deve-se preparar uma solução supersaturada de vanilina e, em seguida, aquecer a mistura em uma chapa metálica até que não seja possível observar nenhuma partícula sólida, ou seja, até aproximadamente ao ponto de fusão da substância e misturá-la com um bastão de vidro. Para que haja a separação da vanilina das impurezas, submetemos a solução do béquer a um resfriamento a fim de que a solubilidade diminua e dessa forma os cristais comecem a se formar. Prosseguindo, para realizar a separação dos cristais da vanilina da outra fase, que é formada por água mais impurezas, por meio de uma filtração à vácuo, foi passado o conteúdo do béquer para um papel de filtro que vai estar contido num funil de Büchner e conectado ao kitassato, logo podendo realizar a filtração à vácuo. Após o término da filtração, lava-se os cristais com um pouco de água destilada gelada e por conseguinte, secam-se esses cristais numa estufa e finalmente levam-se esses cristais para a balança para verificar qual fração da amostra inicial de 2 g foi convertida em cristais. Por se tratar de uma demonstração visualmente interessante, espera-se que contribua para a compreensão dos conceitos de solução supersaturada e cristalização, e assim diminua a evasão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.