REFLEXÕES DE UMA ACADÊMICA SOBRE A MONITORIA DA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA EM ENFERMAGEM - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: A disciplina de farmacologia faz parte da grade curricular do curso de enfermagem da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) que tem como propósito desenvolver o raciocínio clínico e farmacológico nos acadêmicos em relação aos diversos níveis de atenção à saúde em que a enfermagem atua. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma monitora da disciplina de farmacologia em enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de uma acadêmica de enfermagem, monitora da disciplina de farmacologia em enfermagem. Por meio da aplicação de estudos de caso com os alunos do semestre correspondente à disciplina no Departamento de Enfermagem da UFC, no primeiro semestre de 2022. RESULTADOS: As atividades de monitoria são realizadas por meio de estudos de casos equivalentes ao assunto estudado na semana de aula. Assim, são enviados de três a quatro casos por conteúdo para a turma e os alunos possuem em média um período de uma semana para realizar o envio do documento respondido por e-mail. Após isso, ocorre a correção e discussão das atividades juntamente com os universitários, os monitores e os docentes. Dessa forma, a assimilação dos conteúdos estudados em cada etapa são absorvidos com mais fluidez. CONCLUSÃO: A compreensão sobre os estudos de caso, possivelmente, estabelece melhor fixação do aprendizado entre os alunos. Além de proporcionar reflexão crítica e desenvolver autonomia dos discentes em relação ao espaço acadêmico, como também empoderamento da enfermagem na equipe multiprofissional. Portanto, é importante que sejam realizados mais estudos relacionados à metodologias de ensino em monitoria e assim atingir melhores resultados na avaliação final da disciplina.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Coelho Goes, C., José Pereira Magalhães, F., & Jeane Bezerra Jorge, R. (2022). REFLEXÕES DE UMA ACADÊMICA SOBRE A MONITORIA DA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA EM ENFERMAGEM - RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3971. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/88260
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.