UMA ANÁLISE DO CONTO O GATO PRETO: UMA MÁQUINA LITERÁRIA DE PRODUZIR INTERESSE
Resumo
Este trabalho visa a apresentar uma breve análise do conto O Gato Preto, de Edgar Allan Poe (1809 – 1849), a fim de explicitar como os elementos nele empregados contribuem para produzir interesse no leitor. A vontade de estudar esse assunto surgiu nas monitorias dialogadas realizadas pelos monitores de Teoria da Literatura I com participação de outros estudantes, nas quais foi possível estudar teorias sobre o conto, estabelecidas por renomados teóricos, como Júlio Cortázar e Nádia Battella Gotlib. Segundo Cortázar, o conceito de conto em Poe é este: “o conto é uma máquina literária de produzir interesse” (apud GOTLIB, 1998); logo, no conto em questão, são perceptíveis elementos que geram isso, desde a introdução dirigida ao narratário: “Não espero nem solicito o crédito do leitor para a tão extraordinária e no entanto tão familiar história que vou contar” (POE, 2020, p. 115), segue às transformações causadas a partir da inserção do gato preto Plutão e, consequentemente, ao inesperado desfecho. Para esta pesquisa, a metodologia utilizada foi as experiências trocadas em sala de aula com base em textos teóricos e textos literários relacionados ao conto, tendo em vista a relevância desse assunto para estabelecer bases da teoria literária. Segundo DaMatta (1973), Poe manipula e recombina elementos limitados durante o desenvolvimento dessa estória, sendo eles agrupados em duas tríades: 1) o homem, a mulher e o gato; e 2) a casa, a taverna e a prisão. Esse aspecto pode ser aliado ao que assevera Gotlib (1988), que disserta que uma das características básicas do conto é a capacidade de produzir o máximo de efeitos por intermédio de meios mínimos. Diante disso, o interesse em O Gato Preto é criado predominantemente pela inter-relação entre cada acontecimento vivenciado pelos personagens e elementos citados, aspecto que contribui para a unidade de efeito que impacta surpreendentemente o leitor.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.