UMA EXPERIÊNCIA SENSA(CIONAL)
Resumo
O Projeto Respiração e(m) Movimento esteve presente, mesmo que indiretamente, no componente curricular Tópicos Especiais em Dança: Percepções, ministrado pela professora Thaís Gonçalves, por meio de experimentações corporais tendo como base os estudos e obras da artista plástica Lygia Clark e da coreógrafa Juliana Moraes. A partir de estímulos com objetos “ordinários”, organizamos duplas e uma pessoa manipulava os objetos no corpo da outra, que recebia os estímulos passivamente. Desenvolveu-se uma corporeidade do inconsciente singular, atípica e por meio de texturas de movimento que nos permitiu explorar as possibilidades de as sensações tornarem-se movimento. As primeiras sensações que identifiquei no meu processo criativo foram: de purificação, como se houvesse a limpeza de microrganismos que perpassam a superfície da pele, resultando num corpo mais concentrado no presente momento; de que os objetos pareciam mais frios que a temperatura ambiente, se assemelhando à qualidade de água corrente em meu corpo, e a presença deles se estendia por um tempo até que meu corpo percebesse que não havia mais nada ali, a não ser resquícios da presença do objeto; e, além de tudo, os arrepios e reflexos do corpo eram frequentes durante toda a experiência. Pude perceber que havia um arrepio que induzia um pulso e contrações no meu modo de mover e até vibrações em algumas partes do corpo como o glúteo, a coxa, a cabeça, entre outros. Surgiu também um movimento circular envolvendo os ombros e a coluna onde eu os rotacionava para trás e a movimentação reverberava pelo restante do corpo. É curioso pensar nos movimentos como texturas, sabores e sensações, desafiando e desfazendo repertórios e hábitos já conhecidos pelo meu corpo. As investigações parecem abrir novos leques de possibilidades para atribuir materiais ainda mais densos e promissores para uma criação em dança, que nesse caso é movida pelas sensações.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Amanda Camelo Martins, M., & Goncalves Rodrigues da Silva, T. (2022). UMA EXPERIÊNCIA SENSA(CIONAL). Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 4034. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/88324
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.