UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA BEECROWD NA CORREÇÃO AUTOMÁTICA DE EXERCÍCIOS
Resumo
A resolução de exercícios é uma atividade fundamental para consolidar os conhecimentos teóricos e práticos discutidos em sala de aula. Porém, a utilização intensiva de listas de exercício traz uma complexidade: a necessidade de corrigir cada um dos exercícios. Esse problema se agrava quando o exercício envolve a criação de um programa de computador. Atualmente, existem algumas ferramentas que buscam realizar a correção automática de programas, é o caso da “Beecrowd”, uma plataforma de programação competitiva de última geração que tem mais de 2.000 exercícios de programação disponíveis em mais de 20 linguagens de programação diferentes. Dentre as diversas funcionalidades encontradas na “Beecrowd”, destaca-se correção automática de exercícios. Essas correções são feitas de forma instantânea, de modo que o aluno pode visualizar seu desempenho em tempo real. Adicionalmente, a participação em competições, concursos e torneios pode contribuir para um maior engajamento do estudante, sendo, portanto, um aspecto de motivação e incentivo ao estudo. Neste trabalho, analisamos a utilização da plataforma “Beecrowd” na correção automática de listas de exercícios. O seu uso reduziu consideravelmente o tempo dispendido pelos monitores e docentes na tarefa de correção de exercícios. Além disso, os estudantes relataram que muitas dúvidas eram sanadas com a utilização da correção automática, sem a necessidade de recorrer aos instrutores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.