VISUALIZAÇÃO DE ESTRUTURAS CELULARES EM PARAMECIUM SP: CÍLIOS, NÚCLEO, VACÚOLO DIGESTIVO E VACÚOLO CONTRÁTIL
Resumo
Os ciliados são protozoários de vida livre presentes nos mais diversos ambientes aquáticos. Dentre esses ciliados, tem-se o Paramecium, um organismo unicelular com aproximadamente 300 μm, que possui diversas estruturas celulares tais como cílios, vacúolo digestivo e vacúolo contrátil, as quais permitem a sobrevivência nestes ambientes. Devido ao seu grande tamanho, o Paramecium pode ser facilmente utilizado como modelo biológico para observação destas estruturas celulares. Assim, o objetivo do presente projeto foi preparar lâminas temporárias e permanentes para o estudo de estruturas celulares em Paramecium sp. em aulas práticas da disciplina de Biologia Celular. Inicialmente, foram coletadas amostras de água em uma lagoa localizada no município de Pacatuba/CE, posteriormente essas amostras foram cultivadas em jarros de vidro de 1,5 L de água doce durante três semanas. Para a visualização de vacúolo digestivo, amostras de Saccharomyces cerevisiae foram coradas com vermelho congo e incubadas por 30 minutos com uma alíquota da cultura de Paramecium. Decorrido esse tempo, foi realizada a confecção de lâminas temporárias, utilizando 10μl da amostra incubada e uma gota de Fast Green (FG). No preparo de lâminas permanentes, foi utilizado 10μl de cultura de Paramecium sp. e uma gota de solução corante, composta de FG, carmim acético, álcool 95%, ácido acético e ácido clorídrico. O tamanho do organismo, bem como os corantes utilizados, permitiu a visualização das diferentes estruturas celulares (cílios, vacúolo digestivo, vacúolo contrátil e núcleo) de forma satisfatória. Com esse material, sugere-se a aplicação de uma prática optativa, a ser ofertada nos períodos de reposição de aulas. Serão ainda disponibilizados aos alunos participantes da prática proposta, questionários contendo perguntas de caráter quantitativo e qualitativo a respeito da experiência de visualização de estruturas celulares em Paramecium.Downloads
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Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
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