WHATSAPP COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO ENSINO DE MICROBIOLOGIA.
Resumo
A disciplina de microbiologia aplicada aos cursos de Oceanografia e Ciências Ambientais dedica-se ao estudo das interações entre os microrganismos e o meio ambiente. A disciplina possibilita o entendimento sobre a relevância dos microorganismos, dos elementos essenciais em diversos processos ambientais como a atuação nos ciclos biogeoquímicos e nos processos de biodegradação. Considerando o conteúdo abordado, bem como a dinâmica das aulas práticas, foi necessário criar estratégia de comunicação rápida e eficiente com os alunos, visando maior agilidade na troca de informações e disponibilização de conteúdo. Assim, o presente trabalho tem como objetivo mostrar a atuação dos monitores como facilitadores entre a comunicação discente-docente, auxiliando os estudantes nas atividades propostas e utilizando ferramentas tecnológicas disponíveis como instrumentos de conexão.Desse modo,foi criado um grupo no aplicativo WhatsApp, uma via de comunicação instantânea que facilita o contato monitor-aluno. O grupo, gerenciado pelos monitores, é utilizado para orientações sobre atividades de aulas práticas, organização de conteúdos e disponibilização do material didático (de forma remota, presencial, individual e coletiva), suporte na organização dos materiais utilizados nas aulas em laboratório (antes e após), sendo também um canal rápido e eficiente para o contato com o docente responsável e impactando positivamente no desempenho dos discentes. Também serviu como elemento de acessibilidade auxiliando a professora e aos monitores na elaboração de estratégias e atividades facilitadoras do aprendizado para um aluno com necessidades especiais educacionais. Na disciplina, onde foi aplicada essa estratégia, houve um bom aproveitamento e foi observado envolvimento e assiduidade nas atividades teóricas e práticas. Este trabalho está inserido no Projeto PID “Monitoria nas disciplinas de Microbiologia Ambiental e Marinha como forma do aprimoramento do processo ensino–aprendizagem”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Joyce Feitosa Braga, I., Sampaio, S. de S., Daniel Borges, L., Cristiane Teles de Carvalho, F., & Viana de Sousa, O. (2022). WHATSAPP COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO ENSINO DE MICROBIOLOGIA. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 4100. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/88391
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.