AS IDEALIZAÇÕES DE PARCEIROS AMOROSOS: ANÁLISE ENTRE AS NARRATIVAS DE MULHERES DE “O GOLPISTA DO TINDER” E DE JOVENS MULHERES FORTALEZENCES.
Resumo
No dia 02 de fevereiro de 2022 a plataforma de streaming Netflix lançou "O golpista do Tinder" – que diferente de produções anteriores sobre a busca de parceiros online – trouxe o diferencial de apresentar as falas de mulheres que foram vítimas de Simon Leviev, um homem de origem israelense que ao dar o match com essas mulheres, iniciava com elas um relacionamento afetivo e aplicava-lhes golpes financeiros, como pedidos de empréstimos que não eram pagos e/ou uso de cartão de crédito das mulheres com quem se envolvia. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é o de a partir dessa produção – que teve alcance mundial – compreender não apenas as narrativas das mulheres que estão no documentário, mas também de jovens mulheres de Fortaleza/CE, com faixa etária entre 18 e 25 anos que têm participado da pesquisa de doutorado de uma das autoras. A natureza da pesquisa tem sido qualitativa, em que tem se priorizado a realização de entrevistas com mulheres cujo primeiro contato é feito pela plataforma do aplicativo Tinder, assim como a análise das conversas com as mulheres que participaram do documentário O golpista do Tinder. Percebeu-se que, comparando as narrativas das mulheres do documentário com as jovens de Fortaleza/CE – apesar de se tratarem de mulheres com origens e trajetórias diferentes – elas compartilham uma série de idealizações sobre o que seria o “parceiro ideal” para a constituição de relacionamentos afetivos duradouros.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
AS IDEALIZAÇÕES DE PARCEIROS AMOROSOS: ANÁLISE ENTRE AS NARRATIVAS DE MULHERES DE “O GOLPISTA DO TINDER” E DE JOVENS MULHERES FORTALEZENCES. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1883. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89022