AS METODOLOGIAS ATIVAS E A DINÂMICA DE GRUPO DE LAURO DE OLIVEIRA LIMA

Autores

  • Vladiana Costa dos Santos
  • Adriana dos Santos Moura
  • Roberta Santos Cerqueira
  • Maria Jose Costa dos Santos
  • Gilberto Santos Cerqueira

Resumo

O ensino tendo como centro o docente passou por transformações. A área de educação sofreu muitos avanços nas últimas décadas, especialmente, com a chegada das tecnologias. As metodologias Ativas vieram como um complemento nessa nova maneira de ensinar e aprender, com elas, os professores deixaram de ser os detentores do conhecimento e o estudante passou a ser o foco central, construindo ativamente seu próprio conhecimento. Nessa perspectiva, apresenta-se, a dinâmica de grupo do Professor Lauro de Oliveira Lima como uma metodologia que trará para a sala de aula a motivação, o dinamismo, orientando os estudantes no seu desenvolvimento educacional com a colaboração de seus colegas de classe. Objetiva-se apresentar o modelo educacional baseado no método psicogenético de Lauro de Oliveira Lima - pedagogo oriundo da cidade de Limoeiro do Norte-Ceará, como proposta para inovação do ensino. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica e observacional que foi realizada através de estudos em livros, artigos e periódicos, em seguida uma visita a uma escola para realizar observações e entrevistas com professores, coordenadores, gestores e alunos, nesse delinear de ações, foi elaborado uma síntese entre a teoria e a prática, visando o entendimento do desenvolvimento cognitivo crítico e significativo a partir da cooperação em sala de aula por meio da dinâmica de grupos. Os resultados apontaram que mesmo sem a metodologia focar nos conteúdos, pois tem uma visão construtivista, os estudantes saem com uma bagagem intelectual importante para continuar sua vida escolar em outras escolas, e principalmente na academia. Assim, considera-se que o teórico, defende a autonomia e a construção do conhecimento individual a partir do coletivo, e trata a dinâmica de grupo como um importante componente na aprendizagem dos alunos e este método precisa ser socializado entre os educadores e pedagogos. Agradecendo a Funcap.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Costa dos Santos, V., Moura, A. dos S., Santos Cerqueira, R., Jose Costa dos Santos, M., & Santos Cerqueira, G. (2022). AS METODOLOGIAS ATIVAS E A DINÂMICA DE GRUPO DE LAURO DE OLIVEIRA LIMA. Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1886. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89025

Edição

Seção

XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação