ATRATORES URBANOS: MENSURANDO E REPRESENTANDO A ATRATIVIDADE DOS ESPAÇOS URBANOS DE FORTALEZA, CEARÁ
Resumo
O presente resumo se debruça pela temática do planejamento urbano, na perspectiva do design de informação na cidade, buscando compreender, mensurar e representar a capacidade de determinados espaços urbanos em convergir para si pessoas, usos, investimentos e consequentemente gerando novas dinâmicas dentro da rede urbana. Tal capacidade será aqui entendida por atratividade urbana. Para conseguir representar tal fenômeno a pesquisa buscará desenvolver um modelo computacional, capaz de gerar análises quantitativas e visualizações sobre o potencial de atratividade em uma cidade. No que diz respeito a metodologia, a pesquisa se classifica como um estudo de abordagem quantitativa, buscando expressar de forma numérica características entre as variáveis a ser elencadas. Buscando elencar essas variáveis e como forma de sintetizar um conceito de atratividade, esse trabalho foi iniciado por meio de um estudo de caráter bibliográfico, elencando as palavras chaves, que por sua vez norteiam a busca por outros estudos que a auxiliam na formalização da pesquisa, através de uma revisão sistemática da literatura. Para a elaboração do dispositivo em um primeiro momento foi definido a área de aplicação do modelo. Buscando se aproximar dos estudos já realizados em Fortaleza, Ceará a pesquisa tem como recorte espacial o bairro do Porangabussu, uma vez que o local conta com uma vasta disponibilidades de dados. Como resultado final a pesquisa se apoiará nos preceitos da modelagem da informação da cidade, buscando traçar melhores visualizações dos dados e operações do dispositivo, baseados em mapas, diagramas, tabelas e demais tipos de representação que forem julgadas como necessárias, para demonstrar como o potencial atrativivo dos espaços urbanos da área de estudoPublicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
ATRATORES URBANOS: MENSURANDO E REPRESENTANDO A ATRATIVIDADE DOS ESPAÇOS URBANOS DE FORTALEZA, CEARÁ. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1908. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89048