AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DE CHLORELLA VULGARIS COM MEIO ENRIQUECIDO
Resumo
As microalgas são microorganismos fotossintetizantes autotróficos de grande interesse pela sua enorme capacidade de conversão de energia luminosa em biomassa altamente rica em lipídios, proteínas, carboidratos, além de pigmentos e aminoácidos. A indústria tem grande interesse na biomassa produzida, seja para produção de biocombustíveis, suplementos alimentares, seja usando seus compostos e metabolitos na indústria farmacêutica e na cosmética. Neste contexto, a produção de microalgas em laboratório é contínua para execução de testes e avaliações visando o seu melhor emprego. O objetivo deste trabalho foi avaliar diferenças na taxa de crescimento celular em um meio laboratorial enriquecido com vitaminas e sem sua adição. O sistema de cultivo utilizou Erlenmeyer de 1,0 L, com meio de cultura padrão bold basal medium (BBM) e sua variação enriquecida com adição de complexo vitamínico comercial a 24 mg/L (cromo, ferro, magnésio, zinco, iodo, cobre, selênio, molibdênio, manganês, vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitamina E, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, vitamina B12, niacina, ácido pantotênico, biotina, vitamina k, ácido fólico). Foram realizadas cinco repetições para cada tratamento de 0,5 L, durante 14 dias, na fase exponencial de crescimento celular. A densidade inicial foi de 7,5x103 células/mL. A temperatura foi mantida em 23 °C ± 0,2; foto período de 24 horas com iluminação de 40 µmol/m2/s; pH 7.0 ± 0,2 tamponado, medido e ajustado, quando necessário, com adição de CO2 ou bicarbonato. No oitavo dia o meio foi suplementado com 0,0123 g/L de superfosfato triplo. A aeração foi provida com compressor a 0,4 L/min. Os cultivos foram monitorados por meio da contagem direta das células em câmara de Neubauer. O melhor resultado foi obtido com o meio enriquecido de vitaminas, que apresentou maior concentração no 14º dia com 6,25x107 cel./mL, no entanto, não existiram diferenças estatisticamente significativas entre os tratamentos (p>0,05). Apoio CNPq/CAPESDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.