AVALIAÇÃO DO POTENCIAL OSMÓTICO DURANTE A MATURAÇÃO DE FRUTOS DO MELOEIRO DE VARIEDADES CLIMATÉRICAS E NÃO-CLIMATERICAS
Resumo
O melão (Cucumis melo L.) pertence à família Cucurbitaceae que é uma das culturas mais importantes produzida e exportada pelo Brasil. Esta espécie possui genótipos e fenótipos variáveis como as linhagens inodorus e cantaloupensis com diferentes padrões de amadurecimento, a primeira é não climatérica e a segunda, climatérica. Este estudo objetivou avaliar o potencial osmótico (Ѱs) dos frutos das duas linhagens durante seu amadurecimento. Portanto,foram produzidas mudas da variedade botânica inodorus ou Amarelo da linhagem A5 (não-climatérico) e da variedade reticulatus ou Cantaloupe da linhagem C1 (climatérico). Seis frutos foram colhidos nos diferentes estádios de maturação, levando em consideração os dias após a polinização (DAP), sendo o melão inodorus colhido aos 24, 26, 28, 30, 32 e 34 DAP e o melão cantaloupe colhido aos DAP 18, 20, 22, 24, 26 e 28. Os frutos foram descascados e a polpa processada, centrifugada a 10.000 g por 20 minutos e os sobrenadantes foram avaliados em um osmômetro, de modo que cada amostra foi analisada em duplicata e o Ѱs expresso em Mega Pascal (MPa). Os frutos da linhagem cantaloupensis apresentavam Ѱs de 0,27 MPa aos 18 DAP e variando pouco até 28 DAP, quando apresentaram 0,26 MPa. De forma semelhante, os frutos da linhagem inodorus apresentavam Ѱs de 0,27 MPa aos 24 DAP e variaram pouco até 34 DAP, quando atingiu 0,26 MPa. Portanto, esses resultados não indicam uma associação com os padrões climatérico e não climatérico de amadurecimento dos melões cantaloupensis e inodorus, respectivamente.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL OSMÓTICO DURANTE A MATURAÇÃO DE FRUTOS DO MELOEIRO DE VARIEDADES CLIMATÉRICAS E NÃO-CLIMATERICAS. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1927. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89068