BIOMONITORAMENTO DE PTEROIS SPP. (PEIXE-LEÃO) UTILIZANDO DNA AMBIENTAL E CIÊNCIA CIDADÃ
Resumo
O termo bioinvasão tem sido utilizado para designar o estabelecimento de espécies onde antes não havia registros das mesmas, sendo uma das três principais causas de extinção de espécies aquáticas. O peixe-leão (Pterois spp.) destaca-se entre os casos de bioinvasão recentes por ter se estabelecido no sudeste dos EUA, Caribe e Meditarrâneo nas últimas décadas a partir de populações originadas no Indo-Pacífico. No Brasil, em 2020, três exemplares foram detectados em recifes da foz do Amazonas e em Fernando de Noronha. Porém, em dois anos, a espécie se expandiu para o Nordeste do país, utilizando principalmente estruturas artificiais de pesca (marambaias, comuns no litoral do Ceará), atingindo cerca de 300 indivíduos até agosto de 2022. O êxito biológico e invasivo desse gênero se deve ao seu grande potencial predatório, à sua capacidade de adaptação ambiental, à sua grande disposição reprodutiva e capacidade de dispersão e ao fato de quase não possuírem predadores naturais. Para um controle efetivo da espécie invasora, é imprescindível que estratégias de monitoramento sejam discutidas e implementadas, destacando-se entre essas o monitoramento baseado no DNA ambiental (eDNA), o qual possui eficácia na caracterização da biodiversidade por permitir a detecção de espécies invasoras e crípticas mesmo sem a detecção e coleta de indivíduos. Esse trabalho se propõe a avaliar se a utilização do eDNA é uma boa ferramenta para monitorar as espécies de peixe-leão que recentemente iniciaram a colonização do litoral cearense. Para tanto, dispositivos de coleta de eDNA que possam ser difundidos via Ciência Cidadã em conjunto com a prática de esportes aquáticos estão sendo testados quanto à sua eficiência de captação de DNA e viabilidade de utilização com os esportistas. A autora agradece à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP pelo incentivo na execução do presente trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Csapo Thomaz, M., Rocha, R. dos S., Maggioni, R., Giarrizzo, tommaso, & Cruz Lopes Tavares, T. (2022). BIOMONITORAMENTO DE PTEROIS SPP. (PEIXE-LEÃO) UTILIZANDO DNA AMBIENTAL E CIÊNCIA CIDADÃ. Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1943. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89084
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.