DESENVOLVIMENTO DE SORGHUM BICOLOR EM SOLO CONTAMINADOS COM CD2+ APÓS APLICAÇÃO DE RESÍDUOS DE SISAL (AGAVE SISALANA)
Resumo
O solo é um dos principais destinos dos resíduos produzidos pelas atividades antrópicas, podendo conter grandes quantidades de contaminantes, como metais pesados. A biossorção é uma técnica que busca a imobilização dos elementos químicos pelos mecanismos de sorção presentes em macromoléculas como lignina, celulose, hemicelulose e proteínas e que estão contidas em resíduos como de sisal (Agave sisalana). Estes resíduos, se adicionados ao solo, podem atuar na biossorção de metais pesados da solução do solo, diminuindo sua biodisponibilidade, permitindo o desenvolvimento de plantas em áreas contaminadas. Esse trabalho tem por objetivo verificar o desenvolvimento de Sorghum bicolor em um Planossolo contaminado com Cd2+ após aplicação de resíduos de sisal. Em um experimento em casa de vegetação, plantas de Sorghum bicolor foram expostas em solo contaminado com 30 mg kg-1 de Cd, aplicando diferentes tipos (mucilagem “MUC”, fibrilas “FIB” e pó da fibra “PFIB”) e doses de resíduos de sisal (0,0; 0,5; 1,0; 2,0 e 3,0% m/m). Após 60 dias de desenvolvimento do sorgo, foi realizada a coleta das partes vegetativas (raízes e parte aérea) e avaliou-se o conteúdo de massa seca. A aplicação de resíduos de sisal proporcionou incremento na produção de massa seca da raiz (MSR) e parte aérea (MSPA) do sorgo e aliviou os sintomas de fitotoxicidade provocados pela presença do Cd2+ no solo, destacando-se os resíduos FIB e MUC com incremento de 1,54 g e 1,45 g na MSR e de 2,39 g e 2,76 g na MSPA nas doses estimadas de 1,8 e 2,5% para MSR; 1,8 e 3,6% para MSPA, respectivamente. Os resultados sugerem que a aplicação de resíduos de sisal alivia a fitotoxicidade e maximiza o desenvolvimento do Sorghum b. em solos contaminados com Cd2+. Agradecemos o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e a FUNCAP pela concessão da bolsa ao primeiro autor.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
DESENVOLVIMENTO DE SORGHUM BICOLOR EM SOLO CONTAMINADOS COM CD2+ APÓS APLICAÇÃO DE RESÍDUOS DE SISAL (AGAVE SISALANA). (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1997. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89139