DINÂMICA EMOCIONAL DE ADOLESCENTES PRATICANTES DE BRINCADEIRAS PERIGOSAS NO PFISTER ONLINE
Resumo
Os jogos de agressão (JA) e os jogos de não oxigenação (JNO) fazem parte do fenômeno social brincadeiras perigosas, que são condutas potencialmente letais realizadas por crianças e adolescentes para fins de entretenimento e socialização. Considerando a escassez de estudos que avaliem a influência de variáveis psicológicas nessas práticas de risco, objetivou-se comparar grupos de adolescentes com e sem histórico de participação em brincadeiras perigosas em função dos indicadores cognitivos e afetivos da dinâmica emocional do Pfister Online, administrado no formato remoto síncrono. Participaram 70 adolescentes de Fortaleza-CE, com idade entre 12 e 17 anos (M = 14,58; DP = 1,79), sendo 56% do gênero feminino e 51% estudantes de escolas privadas. Foi empregado o teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis, no software IBM SPSS Statistics versão 23.0, com a finalidade de investigar se as variáveis frequência de cores, síndromes cromáticas e aspecto formal do Pfister diferiam entre os adolescentes que já praticaram algum tipo de brincadeira perigosa e os que nunca experimentaram esses comportamentos de risco. Como resultado, observou-se um aumento da tonalidade 2 do vermelho (Vm2) e da síndrome de estímulo no grupo com histórico de participação em JA em comparação ao grupo sem histórico. Esses indicadores denotam um funcionamento impulsivo e estimulante. Em relação aos JNO, constatou-se um aumento de formações simétricas entre os estudantes com histórico dessa prática, indicando maior insegurança e busca de equilíbrio emocional em comparação aos não praticantes. Conclui-se que as variáveis do Pfister foram capazes de discriminar grupos de adolescentes com e sem histórico de participação em brincadeiras perigosas no que concerne à dinâmica emocional, corroborando evidências de validade de critério para uso do Pfister Online no contexto da adolescência. Por fim, agradece-se à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo financiamento da pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.