FATORES SOCIOCONTEXTUAIS QUE INFLUENCIAM NOS EFEITOS DO ABUSO SEXUAL INFANTIL
Resumo
O abuso sexual infantil consiste na interação sexual de uma criança e/ou adolescente com uma pessoa em um período do desenvolvimento biopsicossexual mais avançado que a vítima. A vivência dessa violência pode interferir na formação biopsicossexual infantojuvenil associando-se a quadros psicopatológicos, baixa autoestima e a emissão de comportamentos violentos e/ou de risco para a vida, além de implicações físicas. Na literatura, discute-se que alguns fatores sociocontextuais podem influenciar nos efeitos dessa vivência. Assim, pretende-se identificar possíveis fatores sociocontextuais que estariam associados aos efeitos do abuso sexual infantil. Realizou-se uma revisão narrativa nas bases SciELO e PePSIC a partir dos descritores “abuso sexual”, “violência sexual” e “crianças” para reunir fatores que influenciam na dinâmica do abuso sexual infantil. Observou-se que alguns dos principais agravantes para a manutenção da violência foram o agressor ser um familiar, o tempo de duração, o número de repetições do abuso e a vivência de outras violências. É comum que a vítima sinta vergonha e culpa pela violência sofrida, medo de ser punida pelo agressor e/ou pela família e/ou que o perpetrador seja punido. A não revelação e a convivência com o agressor contribuem para que a vítima continue exposta à vivência do abuso por um longo período, de modo a estar em situação de risco e a sofrer outros tipos de violências, as quais consistem em tentativas de silenciar a vítima. Compreende-se que a partir da identificação desses fatores, é possível pensar em políticas públicas e em práticas que possam auxiliar no combate ao abuso sexual infantil, bem como no acompanhamento de crianças que vivenciaram ou estão em situação de abuso.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
FATORES SOCIOCONTEXTUAIS QUE INFLUENCIAM NOS EFEITOS DO ABUSO SEXUAL INFANTIL. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2063. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89342