HOSSEIN SABZIAN, O PRIMEIRO IMPOSTOR DE ABBAS KIAROSTAMI
Resumo
Abbas Kiarostami é considerado um dos cineastas mais importantes do Novo Cinema Iraniano, no qual teve sua ascensão internacional em meados dos anos 1980. Os estudos sobre sua cinematografia centram-se respectivamente entre as fronteiras da ficção e realidade, muito pelo fato de que em suas produções o diretor use recursos estilísticos neorrealistas, com uma forte base ficcional. A maioria das obras de Kiarostami possuem um forte traço autorreferencial, porém pouco aprofundado nos estudos teóricos cinematográficos. Um olhar atento em suas produções revela que a partir dos anos 1990, a maioria dos personagens do diretor são homens de meia idade e que representam um determinado momento psicológico do diretor. Entretanto, Kiarostami não usa seus personagens apenas e exclusivamente para retratar seus conflitos sobre algo ou alguém, mas dá a eles possibilidade de serem sujeitos de si e não apenas objetos, onde tem sua história contada por alguém em posição de sujeito. Ou seja, possui uma relação de alteridade para com estes. O primeiro outro de Kiarostami seria Hossein Sabzian, protagonista de “Close-Up” (1990), uma doc-ficção que retrata o caso de Sabzian, um homem humilde que se fez passar pelo diretor iraniano Mohsen Makhmalbaf para uma família de classe média iraniana prometendo fazer um filme sobre eles. Kiarostami declarou em diversas entrevistas o quão se identificava com Sabzian, pois enganava outros e também era enganado por elas, além do sentimento de impostor e a vontade de se ter um eu idealizado, assim como Sabzian. Já que no filme percebemos que Sabzian não queria ser Makhmalbaf, mas sim queria se tornar o diretor, pois este era alguém influente e importante, algo que ele não era. Ou seja, ele queria poder mudar a imagem que tem de si, para si e para os outros. Para esta análise, usamos a metodologia da Teoria dos Cineastas, no qual usamos como base entrevistas e falas do diretor, em um diálogo com seus filmes. Os resultados ainda estão em andamento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.