IDENTIFICAÇÃO GEMOLÓGICA E IMPACTO ECONOMICO DE TURMALINAS PARAÍBA NO MERCADO
Resumo
A importância do conhecimento na gemologia tem serventia para evitar erros e equívocos nesse mercado de grande importância econômica. A turmalina é um borossilicato de alumínio que se cristaliza no sistema hexagonal (trigonal), este mineral ocorre em todas as cores, podendo existir exemplares bicolores, tricolores e com quatro ou cinco cores. O grupo da turmalina possui características ópticas e físicas bastante variáveis, em razão da variação na composição química, ao todo existem quinze subgrupos dentro deste grupo mineral; além de uma espécie dentro do subgrupo elbaíta classificado como paraíba, pois esta variedade possui um enorme valor econômico em razão da sua raridade e cor intensa. A cor da turmalina paraíba é azul néon, azul esverdeado, azul esverdeado neon e verde menta; no qual o azul neon é mais valorizado no mercado. Os aspectos ópticos destas turmalinas que permitem sua identificação são 1,655-1,603 no índice de refração; caráter óptico uniaxial negativo; birrefringência de 0,013-0,024; pleocroismo forte; fluorescência inerte; inclusões fluidas; o espectro de absorção geralmente não é diagnóstico, no entanto, possui uma ampla área de absorção a partir de 600 nm; densidade relativa de 2,84-3,10 g/cm3. Esta variedade de turmalina necessita ter cobre ou chumbo para ser considerada paraíba; sendo o cobre nas brasileiras e o chumbo nas africanas. Esta gema não entra no grupo das 5 gemas mais caras do mundo (diamante, rubi, safira, alexandrita e esmeralda), porém recebe uma menção honrosa junto com outras gemas como berilo vermelho, benitoita e tanzanita. O seu valor de mercado é muito superior ao das outras turmalinas, mesmo as mais valiosas: a azul e a cromífera não possuem um décimo do valor econômico das paraíbas. Esta gema azul neon vale cerca de 43 mil dólares um exemplar de 3 quilates (0.6 gramas) de excelente qualidade; uma turmalina azul nos mesmos parâmetros vale 682 dólares e uma cromífera 1433 dólares.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.