INDICADORES DE PERFORMANCE PARA ANÁLISE DE ARQUITETURAS DA SAÚDE
Resumo
A avaliação de performance em edificações de equipamentos de saúde é campo teórico e prático com papel fundamental para o bom planejamento de arquiteturas eficientes capazes de contribuir para tratamentos e diagnósticos. Partindo da problemática que a baixa disponibilidade de modelos de análise quantitativos voltados para edificações da saúde não permite tomada de decisão com a melhor performance e assertividade, a presente pesquisa objetiva desenvolver um artefato computacional, no qual seja implantado um modelo de análise de indicadores capaz de aferir a qualidade de edificações da saúde. Portanto, a questão central da pesquisa é: Como o uso de indicadores de uma edificação pode auxiliar a tomada de decisão? E como o uso de modelos computacionais podem contribuir para a avaliação de indicadores de qualidade de edifícios de saúde e auxiliar a tomada de decisão? A tipologia arquitetônica utilizada é a de edificações de medicina diagnóstica. Por meio de edifícios amostrais do recorte de estudo, e indicadores retirados da literatura, o produto mensura e avalia quantitativamente aspectos performáticos importantes para os edifícios da saúde. Os indicadores selecionados tratam de três temáticas: a adequabilidade dos edifícios a uma seleção de parâmetros estabelecidos pela portaria RDC 50 da ANVISA, que rege as boas práticas de equipamentos de saúde; a qualidade funcional da planta por meio de ferramentas da Space Syntax; e por fim qualidades ambientais, como iluminação e insolação. Os indicadores estão implementados em framework computacional de análise composto por interface Building Information Modeling (BIM) e interface de modelagem paramétrica. A metodologia escolhida para desenvolver a pesquisa é a Design Science Research, uma vez que o objetivo da pesquisa é desenvolver um artefato. O produto da pesquisa é a implementação e validação do modelo proposto, contribuindo para a construção do conhecimento de modelos computacionais e avaliações quantitativas em arquitePublicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
INDICADORES DE PERFORMANCE PARA ANÁLISE DE ARQUITETURAS DA SAÚDE. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2103. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89384