LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE: CAMINHOS DA FORMAÇÃO ÉTICA DO ESTUDANTE DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Autores

  • EstÊvÃo Marcos Queiroz Viana
  • Darlla Dalila Pontes dos Santos
  • Adauto Lopes da Silva Filho
  • Fátima Maria Nobre Lopes
  • Fatima Maria Nobre Lopes

Resumo

Após a homologação, em dezembro de 2017, e posterior publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) EM 2018, seguiu-se por todo o Brasil os debates em torno da sua implementação nos Estados e Municípios. É nesse contexto que, em 2019, o Estado do Ceará publica o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Construído à luz da BNCC, o documento contempla a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, sendo este último para onde este trabalho se direciona. Assim, o nosso objetivo nesta pesquisa é investigar qual poderá ser o lugar dos conceitos de liberdade e responsabilidade nos currículos em construção, bem como a contribuição que os conteúdos filosóficos podem exercer neste processo de formação, tendo em vista que a BNCC prevê o ensino da Filosofia apenas no Ensino Médio e a DCRC não prevê o componente. Para a construção deste trabalho foi adotada a pesquisa documental como metodologia. Partimos da hipótese de que essa construção será possível a partir da problematização de conceitos. Para que seja possível tal exercício, elencamos os conceitos de liberdade e responsabilidade, tendo como referencial teórico o pensamento existencialista do filósofo francês Sartre (1905-1980). Como resultado parcial temos observado que há forte preocupação nos documentos com a liberdade e a autonomia do educando, desde que seja o projetar-se de pleno interesse para o que o mercado de trabalho espera, prevalecendo, assim, a visão neoliberal de formação humana e cidadã. Assim, concluímos que o paradigma neoliberal ainda paira sobre o documento e, portanto, sobre a maneira como espera-se que os educandos tenham seus pensamentos e visões de mundo e de sociedade, pois, as noções de projeto de vida, autonomia, liberdade e responsabilidade estão intimamente ajustados no documento curricular pelo foco mercadológico, bem como no tornar-se empreendedor e empresário de si. Agradecimentos a CAPES pelo suporte financeiro recebido na bolsa de Mestrado Profissional em Filosofia.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação