MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE MULHERES NEGRAS CEARENSES: O ANTIRRACISMO PAUTADO PELO GÊNERO
Resumo
O presente trabalho intenta analisar o processo de formação de movimentos de mulheres negras brasileiras na década de oitenta, suas atuações, objetivos e participações na construção de projetos políticos. Com o enfoque no ativismo de mulheres negras cearenses, busco perceber como essas mulheres foram moldando suas compreensões de feminismos, feminismos negros e se inseriram no debate político e teórico da interseccionalidade. Bem como, a partir de suas passagens por organizações negras mistas, no Ceará, em que medida perceberam, denunciaram e se colocaram vigilantes frente ao comportamento marcado pela misoginia, sexismo e o patriarcado, por parte de companheiros negros, nas mobilizações políticas e no cotidiano de suas organizações, levantando a hipótese que as opressões comuns as suas trajetórias possibilitaram a criação de organizações antirracistas pautadas pelo gênero. O referencial teórico proposto baseia-se na contribuição das intelectuais do campo feminista negro e interseccional, possibilitando uma investigação aproximada com as subjetividades femininas negras, sensibilidades e aproximações possíveis nas vivencias de opressões racistas e patriarcais. Utilizo a metodologia da história oral, um trabalho com entrevistas semiestruturadas, tem possibilitado extrair, a partir de um diálogo detentor de componentes que atravessam o meu ser mulher negra e não me distancia da investigação proposta, lembranças marcadas ora pela experiência misógina, ora conquistas coletivas e superações de traumas.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE MULHERES NEGRAS CEARENSES: O ANTIRRACISMO PAUTADO PELO GÊNERO. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2133. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89415