MPORTÂNCIA DE PROTEÇÃO AOS MANGAIS (MANGUEZAIS) EM GUINÉ-BISSAU
Resumo
Os mangais (manguezais) são ecossistemas predominantemente tropicais que cumprem funções ecológicas de significativa importância para a reprodução de espécies marinhas, inclusive para o próprio ser humano. Mesmo ciente da importância sociocultural e ecológica do ecossistema mangal, as pressões antrópicas têm interferido negativamente em uma escala espacial e temporal de forma crescente, trazendo consigo consequências degradantes às diversas formas biológicas ali inseridas, inclusive as condições de vida humana. O presente trabalho tem como objetivo dialogar sobre a importância da proteção do mangal (Manguezal) na Guiné-Bissau e os seus valores econômicos para o país. A metodologia utilizada nesse trabalho é de cunho descritivo e explicativo. Foi realizada uma revisão de literatura sobre manguezais na Guiné-Bissau na perspectiva de sua conservação e suas repercussões no desenvolvimento local. Essa etapa possibilitou visão ampla sobre mangues e paisagem natural. Os resultados obtidos e suas devidas representações cartográficas podem contribuir para um melhor conhecimento e possível gestão ambiental no país. As destruições dos manguezais geram prejuízos ambientais, econômicos e culturais, uma vez que parte da fauna natural é fonte de renda, em especial nas regiões costeiras da Guiné-Bissau, onde o consumo de peixes faz parte da economia local, devido ao seu alto consumo. Por esses e outros motivos, a conservação desse ambiente é fundamental para manter o equilíbrio ambiental e conservar a fonte de renda de milhões de pescadores em Guiné-Bissau, que dependem desse habitat para seu sustento. Conclui-se que a situação atual de degradação dos mangais (manguezais) nas regiões costeira guineense está associada aos fatores climáticos e as pressões antrópicas, que ameaçam seriamente esse frágil ecossistema, reduzindo a sua capacidade de suporte. Necessita-se urgentemente da regulamentação e disciplinamento da utilização dos recursos naturais presente em Guiné-Bissau.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.