O DIÁLOGO ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA NA PEÇA ADELPHOE DE TERÊNCIO
Resumo
Neste trabalho apresentamos uma análise do ponto de vista filosófico, sobretudo Peripatético, da peça Adelphoe do teatrólogo romano Publius Terentius Afer. Para atingir esse objetivo, procuramos elaborar uma pesquisa bibliográfica e nos debruçamos sobre textos filosóficos que discutem o comportamento do iratus senex, em seguida aplicamos os resultados obtidos ao corpus delimitado para esse trabalho e realizamos uma análise mais fundamentada do texto de Terêncio, levantando questionamentos a respeito das influências filosóficas as quais este autor teria recebido. Adaptada de uma (ou mais) peça de Menandro, Adelphoe versa sobre a relação entre dois irmãos, Dêmea e Micião, que educam seus filhos de maneiras diferentes, se enfrentando em diversos momentos por causa de suas diferentes personalidades. Foram consultados também alguns fragmentos dos textos de Menandro, para tentarmos compreender de uma maneira mais profícua o texto terenciano. Como base para a realização deste trabalho usamos o artigo, “Aristotle, Menander and the Adelphoe of Terence” de Carnes Lord (1977) e a obra Ética a Nicômaco de Aristóteles, como também o comentário a respeito da obra completa de Menandro, de autoria da professora e pesquisadora Maria de Fátima de Sousa Silva (Universidade de Coimbra). Com este trabalho esperamos descortinar um pouco mais a influência da filosofia nos textos teatrais na comédia nova latina.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
O DIÁLOGO ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA NA PEÇA ADELPHOE DE TERÊNCIO. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2177. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89459