O ESPAÇO DA ESPERANTOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
No meio do caminho há os percalços da esperantologia na Universidade Federal do Ceará – assim começa o início de uma laboriosa iniciativa acadêmica. Vamos às explicações: em geral, sabemos que a maioria dos acadêmicos não é tão simpático com a situação atual dos estudos que envolvem o Esperanto na UFC, possivelmente por desconhecimento total da área. É válido ressaltar que o Esperanto tem seu espaço de influência (ainda que atualmente muito superficial) na UFC desde os anos 60, quando se instaurou como curso de idioma nas casas de cultura. E quando se trata de definições, sua estruturação e sua conclusão científicas (isto é, num espaço de mesmo atributo academicista), o público é menor ainda. Em nosso caso, o que provocou a disposição e ímpeto para a condução desta pesquisa pioneira foi uma semente que foi germinado desde os iniciais de graduação. Atualmente, estando no doutorado, veio-nos a intenção de apresentar a relevância de se atentar à pesquisa e estudos para a Interlinguística, mais precisamente à esperantologia. Nosso trabalho, ao que tudo indica, é pioneiro na área de esperantologia na UFC. Logo, necessita-se de uma explicação e uma exposição mais introdutória sobre a definição de esperantologia, qual seu papel no espaço científico linguístico e cultural na UFC. O profissional formado em Letras ou Linguística, cremos nós, precisa também ter suas bases de conhecimento em relação ao cenário ocupado pela interlinguística. Nossa metodologia partirá de uma exposição por via biográfica. Nosso objetivo com esta exposição oral é apresentar, de forma sucinta e clara, o papel desempenhado pela esperantologia nesse espaço da UFC. Nosso intuito conclusivo é ostentar um caminho, em que se perceba uma autonomia e relevância dada à cultura fundamentada e iniciada por Zamenhof através do idioma planejado. Admitiremos uma cultura, uma história e uma estrutura do Esperanto, que aponta para o academicismo nos espaços da UFC. Agradecemos à FUNCAP pela bolsa de Doutorado.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
O ESPAÇO DA ESPERANTOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2185. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89468