O LIVRO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES E DIFICULDADES SOB A ÓTICA DE 3 PROFESSORES DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO.

Autores

  • Luis Fernando Muniz Gomes
  • José Romário de Paulo Lima
  • Antônio Fúlvio Cavalcante Mota
  • Luciano Nascimento Corsino

Resumo

Com a chegada do novo Ensino Médio, houveram várias mudanças entre, elas a carga horária da disciplina de Educação Física dificultando o trabalho do professor. O que antes eram duas horas aula, hoje temos uma hora para trabalhar o aprofundamento do vasto conteúdo da educação física descrito nas diversas propostas pedagógicas. A mudança trouxe avanços como a inclusão de livros didáticos, sendo uma necessidade antiga da área, visto que os professores tinham que elaborar seu material teórico. Os livros estão na área de Linguagens e Códigos, divididos em trilhas. Esse estudo tem como objetivo analisar o conteúdo de livros da coleção “Práticas de Linguagem” da editora Saraiva, correlacionando com as necessidades de ensino, aprendizagem e planejamento da Educação Física no Ensino Médio, foram analisados dessa coleção, os livros subintitulados: Corpo, arte e cultura e Múltiplas vozes, referidos ao 1º ano. Para realizar essa apreciação faremos uma análise crítica de cada livro observando seus conteúdos e a coerência na divisão deles, também, examinando competências e habilidades da trilha de educação, correlacionando com conteúdos, competências e habilidades que devem ser estudadas no Ensino Médio nas diversas propostas pedagógicas existentes. Essa análise teve como resultados a constatação de que os livros não apresentam boa organização dos temas, bem como a necessidade de acrescentar conteúdos, dessa forma, podemos inferir que o uso do livro deve servir apenas como material de apoio para o planejamento das aulas, não guia curricular obrigatório visto que a quantidade de conteúdos não é diversificada o suficiente, não deixando claro quais unidades temáticas devem ser aprofundadas em cada trilha proposta pelo livro, o objeto estudado também traz poucas proposições práticas desvinculando um pouco a especificidade da disciplina, prejudicando o aprendizado e a formação integral dos alunos em relação ao estudo da Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação