“POR QUE VOCÊ COMBATE GETÚLIO?” A PRODUÇÃO DO DISCURSO DA REVISTA MANCHETE CONTRA GETÚLIO VARGAS NO SEGUNDO GOVERNO VARGAS
Resumo
Esta pesquisa possui o objetivo de investigar a produção discursiva da revista Manchete no segundo Governo Vargas. Tal publicação foi lançada em 1952, idealizada por Adolpho Bloch e inspirando-se na Paris Match, ela durou até o ano 2000. Muito mais do que uma simples revista de diversidades publicada semanalmente, a Manchete foi um periódico que esteve próximo dos grupos que estavam no controle do poder ao longo do tempo. Tenho como objetivo tentar compreender como a Manchete concede um considerável espaço de suas páginas para os opositores de Getúlio que atacavam sua figura, investigar os usos do passado como meio para tentar deslegitimar o governo de Vargas, além de tentar interpretar como a Manchete deu destaque para os projetos de desenvolvimento nacional que estavam sendo discutidos no Brasil da década de 1950. Como fonte principal desta pesquisa, utilizei o acervo digital da Manchete armazenado no Arquivo Nacional e dialoguei com os principais autores da historiografia brasileira que elaboram uma reflexão acerca do período de experiência democrática republicana brasileira (1945-1964). Embora ainda em andamento, alguns resultados surgiram no decorrer do percurso investigativo: a presença de colaboradores da Manchete que trabalhavam em jornais de oposição ao segundo Governo Vargas - tal como o jornalista Murilo Melo Filho - e a constante utilização de escândalos como forma de atribuir uma imagem negativa ao governo de Vargas perante a opinião pública.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
“POR QUE VOCÊ COMBATE GETÚLIO?” A PRODUÇÃO DO DISCURSO DA REVISTA MANCHETE CONTRA GETÚLIO VARGAS NO SEGUNDO GOVERNO VARGAS. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2272. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89556