RELAÇÃO ENTRE AGROBIODIVERSIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR: O CASO DO ASSENTAMENTO VIDA NOVA/ARAGÃO, MIRAÍMA-CE
Resumo
Este estudo tem como objetivo geral avaliar a relação entre a agrobiodiversidade e a segurança alimentar no âmbito das famílias do assentamento Vida Nova/Aragão, no município de Miraíma-CE. Como objetivos específicos pretende-se: caracterizar as famílias rurais quanto aos seus aspectos socioeconômicos e alimentares; descrever o assentamento quanto aos indicadores de agrobiodiversidade; mensurar os níveis de agrobiodiversidade e de segurança alimentar; e avaliar a contribuição da agrobiodiversidade para a segurança alimentar. Para a obtenção dos resultados utilizou-se um questionário com perguntas que contemplaram os indicadores de agrobiodiversidade e de segurança alimentar. Em seguida, os níveis de agrobiodiversidade e de segurança alimentar foram mensurados e agregados por meio de escala likert variando de 1 a 5. Por fim, adotou-se os modelos de regressão simples, sendo a variável dependente o Índice de Segurança Alimentar (ISA) e seus respectivos subíndices e a variável independente o Índice de Condição de Agrobiodiversidade (ICA). Os principais resultados indicam que os entrevistados apresentam níveis elevados de condição de agrobiodiversidade e nível médio se segurança alimentar. Dentre as dimensões de segurança alimentar, a que se encontra em melhor situação no assentamento é o consumo alimentar. O ISA foi destrinchado em três dimensões: ISA alimentos, ISA saúde e ISA renda, sendo que os dois primeiros tiveram resultados mais significativos quando comparados com o último. Quanto a contribuição da agrobiodiversidade para a segurança alimentar, o ICA teve impactos consideráveis para ambas as dimensões, sobretudo quando se trata do ISA renda. Assim, estima-se que o aumento de 1% no ICA provoca um aumento médio significativo de 1,052% no ISA renda. Portanto, o estudo mostrou a importância da agrobiodiversidade para aumentar a segurança alimentar das famílias rurais assentadas.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
RELAÇÃO ENTRE AGROBIODIVERSIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR: O CASO DO ASSENTAMENTO VIDA NOVA/ARAGÃO, MIRAÍMA-CE. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2311. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89596