RODA DE CONVERSA SOBRE SAÚDE MENTAL COM A ALDEIA INDÍGENA TREMEMBÉ DE MUNDAÚ
Resumo
A Organização Mundial de Saúde (OMS) (2012), define Saúde Mental (SM) como um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões da vida, trabalhar e contribuir com sua comunidade. Essa ampla definição difere dos saberes sobre SM de povos indígenas que geralmente entendem as alterações na saúde a partir de manifestações de forças espirituais e da natureza. O presente trabaho tem como objetivo apresentar um relato de experiência de uma roda de conversa sobre concepções de SM da aldeia indígena Tremembé localizado em Itapipoca-CE. Trata-se de um estudo descritivo, em que foi realizado um circulo de cultura freiriano, no mês de julho de 2022, com duração de 60 minutos, foi utilizado um diário de campo para registrar as impressões do momento. Inicialmente, houve um momento de apresentação de todos presentes, logo depois, explicamos a dinâmica da roda de conversa, que se tratava de um espaço com teor democrático da fala, em que todos poderiam se manifestar livremente, juntos construímos palavras geradoras que foram escritas em folhas de papel e colocadas no meio da roda, sendo: “saúde”, “mental” “SUS” e “Aldeia”. Assim, cada participante recebeu folhas e caneta, a dinâmica era que em fossem escritas palavras, que representasse a concepção que o sujeito tinha sobre cada palavra geradora. Em seguida começou o debate em que as pessoas foram falando o que cada palavra significava para elas, associadas aos seus sentimentos, lembranças e sensações. As primeiras concepções apresentadas, se tornaram novas palavras geradoras, criando novas rodadas de discussões. Logo, esse momento nos mobilizou para uma autorreflexão sobre nossos modos de vida e de atuação como profissionais da saúde e o apontamento de que precisamos mergulhar na realidade social dos sujeitos, partindo para um processo de decolonização. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
RODA DE CONVERSA SOBRE SAÚDE MENTAL COM A ALDEIA INDÍGENA TREMEMBÉ DE MUNDAÚ. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2324. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89609