TECNICAS DE TRATAMENTO EM GEMAS E SEU IMPACTO ECONÔMICO
Resumo
Gemas são substancias que devido a sua beleza, raridade e durabilidade são utilizadas como adorno. O tratamento é qualquer processo, que não seja o de lapidar ou polir, que melhore a aparência (cor/transparência/fenômenos óticos), durabilidade ou disponibilidade de uma gema; alguns tratamentos são difíceis, se não impossíveis de serem detectados, por simularem processos que também ocorrem na natureza. Os tratamentos aplicados às gemas devem sempre ser declarados ao consumidor. Existem cerca de 12 tratamentos utilizados em gemas, no qual os mais comuns são aquecimento, preenchimento com óleo, irradiação e difusão. Alguns tratamentos são tão comuns que joalheiros sequer informam o comprador sobre a prática, como o aquecimento de águas-marinhas. Existem duas categorias de tratamentos: métodos para alterar a cor (irradiação, aquecimento, branqueamento, tingimento, difusão, aquecimento a altas pressões) e para alterar a transparência (preenchimento de cavidades ou fraturas, remoção de inclusões por lasering e impregnação). Ao todo, as técnicas são: branqueamento, revestimento, tingimento, preenchimento, cicatrização, aquecimento, impregnação, perfuração a laser, irradiação, difusão, enceramento, alta pressão e temperatura. O impacto econômico do uso destas técnicas é incalculável, dado a utilização em larga escala e pelo fato de alguns tratamentos serem indetectáveis. Despendo da técnica e da gema que esta sendo tratada, o valor do material pode aumentar um pouco ou crescer exponencialmente. Nas águas-marinhas, um exemplar de 5 quilates (ct) com uma cor não desejável e sem tratamento pode valer 95 dólares, após o tratamento por aquecimento pode passar a custar 1500 dólares. Uma tanzanita de 5 ct sem cor admirável, tendendo ao castanho vale em média 550 dólares, após um tratamento por aquecimento, o valor pode chegar até 3000 dólares. Os tratamentos elevam o valor e a qualidade das gemas, deve-se ser cauteloso na análise de gemas com suspeitas de tratamento.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
TECNICAS DE TRATAMENTO EM GEMAS E SEU IMPACTO ECONÔMICO. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2343. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89628