VACINAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES CONTRA COVID-19 NO CEARÁ
Resumo
INTRODUÇÃO: o acometimento de crianças e adolescentes pela covid-19, quando comparados ao de adultos, tem menor impacto. No decorrer da pandemia, observou-se que crianças e adolescentes apresentaram menor número e gravidade dos sintomas de infecção por SARS-CoV-2 comparativamente aos adultos, sendo também menos propensos que os adultos a desenvolver covid-19 grave. OBJETIVO: discutir a importância da vacinação para covid-19 em crianças e adolescente no estado do Ceará. METODOLOGIA: trata-se de um estudo descritivo retrospectivo. A população estudada foi compreendida pela faixa etária de três a 17 anos, do estado do Ceará. Os dados foram coletados no vacinômetro disponível na página eletrônica da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, até o dia 14 de setembro de 2022. Para o processamento e a análise dos dados utilizou-se o Microsoft Excel, organizando-os em gráficos e analisados por meio da estatística descritiva. A pesquisa não necessitou de aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa, pois os dados são de domínio público. RESULTADOS: no Ceará, no período avaliado, foi observado que a cobertura vacinal para primeira dose (D1) avança à medida que aumenta a faixa etária, com menor cobertura de D1 na faixa etária de 03 e 04 anos (15,8%), seguido da faixa etária de 05 a 11 anos (80%) e maior cobertura vacinal na faixa etária de 12 a 17 anos (98%). Ao passo que a segunda dose (D2) não alcança a mesma cobertura da D1, com cobertura em D2 na faixa etária de 03 a 04 anos (2,8%), seguido da faixa etária de 05 a 11 anos (57,75%) e da faixa etária de 12 a 17 anos (87%). CONCLUSÕES: a vacinação de crianças e adolescentes será fundamental para reduzir a transmissão da covid-19 e da ocorrência de formas mais graves, como a síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e a síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P) associada à covid-19, possíveis e importantes causas de morbimortalidade nessa população.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
VACINAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES CONTRA COVID-19 NO CEARÁ. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2373. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89658