AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIMICROBIANO DE COMPÓSITOS EXPERIMENTAIS COM NANOTUBOS DE HALOISITA INCORPORADOS COM TRICLOSAN ATRAVÉS DE PESO SECO.
Abstract
O presente trabalho objetiva avaliar o potencial antimicrobiano de duas resinas compostas experimentais incorporadas com 20% nanotubos de haloisita/triclosan (SS3 e SS5), utlizando uma resina composta experimental, sem a incorporação de nanotubos, como controle. Foram confeccionados quatro blocos com dimensões de 4x4x2mm (comprimento x largura x espessura) em cada grupo que, em seguida, foram esterilizados. Cepas de Streptococcus mutans UA159 (ATTCC) foram obtidas de colônias isoladas em placas de ágar sangue e foram inoculadas em TSB + yeast-extract+ 10% de glicose e incubadas por 18h a 37 ºC, 5% de CO2. O biofilme de S. mutans foi formado sob cada bloco de resina durante 5 dias (37 ºC em 5% de CO2). Após este período, foi realizada a coleta do biofilme e uma alíquota (0,2 ml) foi distribuída em eppendorfs (epp) pré-pesados a fim de se obter o peso seco. Colocou-se 0,6ml de álcool puro no epp pré-pesado. A solução foi centrifugada por 10 minutos, 10000 rpm a 4°C e o sobrenadante descartado, sendo então levado ao dessecador por 48 horas. Os dados foram submetidos à análise estatística e foram analisados por ANOVA unidirecional e pelo teste de Tukey (α = 5%). Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas (p = 0,950) entre os grupos. Desta forma, pressupõe-se que o triclosan permanece aprisionado na matriz resinosa, sendo impedido de realizar sua ação antiplaca.Published
2017-11-08
Issue
Section
II Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIMICROBIANO DE COMPÓSITOS EXPERIMENTAIS COM NANOTUBOS DE HALOISITA INCORPORADOS COM TRICLOSAN ATRAVÉS DE PESO SECO. (2017). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4975. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29999