DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DO GÊNERO EUGENIA, FAMÍLIA MYRTACEAE NO ESTADO DO CEARÁ
Abstract
O gênero Eugenia é o mais rico dentre das Myrtaceae neotropicais, compreendendo cerca de 1000 espécies e com espécies que se distribuem nos diferentes domínios fitogeográficos do estado do Ceará. O objetivo do trabalho foi analisar áreas de ocorrência do gênero Eugenia no estado do Ceará, através de consulta aos herbários online e ao Herbário EAC, principalmente. Além disso, obter informações sobre a família Myrtaceae pode colaborar com estudos florísticos e biogeográficos do Nordeste setentrional brasileiro. A lista de espécies e a distribuição geográfica foram elaboradas através de consulta ao servidor Herbário virtual da Flora e dos Fungos- rede speciesLink e consulta ao Herbário EAC, da Universidade Federal do Ceará, analisando onde há mais áreas de coleta no estado. Uma das espécies com maior ocorrência é a E. punicifolia, popularmente conhecida como cereja-do-cerrado. Outra espécie recorrente é E. flavescens, que foi coletada em alguns municípios como Ubajara, Crateús e Novo Oriente, essa espécie é conhecida por ter fruto lilás e flores brancas. Geralmente as espécies do gênero Eugenia são encontradas em lugares como a Serra de Ibiapaba, ou Serra das Flores, essa última se encontra no município de Viçosa do Ceará. O total de registros encontrado na rede speciesLink do gênero Eugenia, família Myrtaceae no estado do Ceará foi de 52 espécies, descritas principalmente em herbários localizados na região Nordeste.Published
2017-11-08
Issue
Section
II Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DO GÊNERO EUGENIA, FAMÍLIA MYRTACEAE NO ESTADO DO CEARÁ. (2017). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5097. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30121