GRAU DO CONHECIMENTO DE DISCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA DA UFC SOBRE TARTARUGAS MARINHAS
Abstract
Devido à exploração dos recursos naturais pelo homem, espécies como as tartarugas marinhas encontram-se seriamente ameaçadas de extinção. Diante da necessidade de preservação destes animais, torna-se fundamental o esclarecimento da população a respeito da conservação destes recursos biológicos, buscando colaborar com a construção de uma sociedade consciente. O presente trabalho objetivou analisar a percepção ambiental dos discentes do curso de bacharelado em Oceanografia, da Universidade Federal do Ceará, sobre tartarugas marinhas, identificando o grau de conhecimento destes alunos a respeito destes animais. Para isso, foram aplicados questionários semiestruturados sobre o tema. De um total de 27 estudantes, a maioria afirmou ter pouco (48,1%) ou razoável (40,7%) conhecimento sobre o assunto. A necessidade de mais informações é requerida por 100% da amostra, foi principalmente a respeito de medidas de conservação em prol destes animais. Sobre as espécies existentes, 44,4% não soube informar o número destas espécies e identificá-las (92,6%). Porém, o risco eminente à extinção foi observado por 100% dos alunos que atribuíram à poluição (58,1%) e pesca (27,9%) as principais ameaças à estas espécies. Portanto, observa-se um satisfatório conhecimento dos alunos a respeito da vulnerabilidade das tartarugas marinhas. Entretanto, possuem baixo nível de conhecimento sobre aspectos gerais e necessidade em suprir as lacunas de informação. Diante disso, nota-se a relevância de estudos que indiquem o nível de conhecimento dos discentes de áreas ambientais a questões relacionadas com a conservação ambiental, já que serão disseminadores de informações sobre esta temática.Published
2017-11-08
Issue
Section
II Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
GRAU DO CONHECIMENTO DE DISCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA DA UFC SOBRE TARTARUGAS MARINHAS. (2017). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5191. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30215