MANEJO DE LEITÕES NA FASE DE MATERNIDADE REALIZADO NO SETOR DE SUINOCULTURA DO DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA DA UFC
Abstract
Tendo fundamental importância o acesso ao conhecimento e a oportunidade de complementação dos conteúdos absorvidos em sala de aula, o Departamento de Zootecnia dispõe setores produtivos onde são realizadas os manejos práticos relacionados à produção animal. Nesse sentido, o presente projeto objetivou incentivar e ampliar a vivencia do estudante graduando em Zootecnia com os animais, a partir da realização de atividades no Setor de Suinocultura do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará. Durante o ano de 2017 foram realizadas atividades quanto ao manejo alimentar, manejo sanitário, fabricação da ração a ser consumida pelos animais, com maior enfoque para o manejo dos leitões neonatos durante a fase de maternidade. Ao nascer, os leitões eram acompanhados, sendo feito a secagem e o corte do umbigo. Com até 2 dias de idade era feito os cortes dos dentes dos leitões pois por serem proeminentes, a presença destes causam escoriações nos lábios e na face dos leitões, assim como nos tetos das matrizes. Tal atividade foi realizada utilizando-se um alicate de aço posicionado rente à gengiva do animal, e o corte realizado o mais rápido possível para diminuir o estresse sofrido pelo leitão. Ao chegaram em torno do décimo dia de vida, foi feito o processo de castração dos leitões machos para evitar problemas com odor na carne dos animais devido a produção de androsterona a partir da puberdade. Para esse procedimento, foram utilizados um bisturi e um suporte para contenção do animal, fazendo um corte para retirada dos testículos da bolsa escrotal. Após o corte e a retirada do testículo, foi feita a aplicação de álcool iodado (2%) no local, para diminuir os riscos de infecção durante o processo de cicatrização.Published
2017-11-08
Issue
Section
II Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
MANEJO DE LEITÕES NA FASE DE MATERNIDADE REALIZADO NO SETOR DE SUINOCULTURA DO DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA DA UFC. (2017). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5277. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30301