PREVALÊNCIA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ESTUDANTES DO QUINTO SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Abstract
Introdução: A depressão é uma doença psiquiátrica potencialmente grave e incapacitante, afetando milhões de indivíduos mundialmente. Fatores de estresse estão fortemente associados com seu desenvolvimento, sendo elevada a prevalência de depressão em estudantes de medicina em virtude da elevada carga horária, autocobrança, alta competitividade e preocupações sobre o futuro. Objetivos: Este trabalho objetiva avaliar a prevalência e a intensidade de sintomas depressivos em estudantes do 5º semestre do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará durante o ano de 2019. Metodologia: O Inventário de Depressão de Beck (BDI-II) foi aplicado aos alunos voluntários durante o módulo de Endocrinologia. O questionário é composto por 21 questões de múltipla escolha referentes a sintomas depressivos e que podem ser pontuadas de 0 a 3, sendo 0 a ausência do sintoma e 3 a sua forma mais intensa. O somatório permite a classificação em ausência de depressão (0-13 pontos), depressão leve (14-19 pontos), depressão moderada (20-28 pontos) e depressão grave (29-63 pontos). Resultados: 150 estudantes responderam voluntariamente ao questionário. Entre os participantes, 57% eram homens, 31% mulheres e 12% não se identificaram. A média de idade foi 22,1 anos. Cinco eram casados, 1 estava em união estável, 139 eram solteiros e 5 não informaram estado civil. Do total de alunos, 52 (34,7%) apresentaram algum grau de depressão, sendo leve em 22 (14,7%), moderado em 20 (13,3%) e grave em 7 (4,7%). Três alunos (2%) não responderam adequadamente, não podendo ser classificados, e 2 estudantes (1.3%) pontuaram 0 em todos os itens do inventário. Ausência de depressão foi verificada em 98 estudantes (65.3%). Conclusão: Estudantes de medicina estão constantemente expostos a fatores de estresse, o que pode dar origem a sintomas depressivos. Nesse contexto, a busca por estratégias de prevenção e o suporte psicológico para esses alunos torna-se essencial.Published
2019-01-01
Issue
Section
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
PREVALÊNCIA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ESTUDANTES DO QUINTO SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. (2019). Encontros Universitários Da UFC, 4(4), 3582. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/57971