PROJETO TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO: MONITORIA PARA DISCIPLINAS DO CURSO DE GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Abstract
A formação acadêmica em sua rica trajetória envolve o exercício de múltiplas práticas, experimentações e aprendizagens, nesse sentido o curso de Gestão de políticas públicas em seu projeto pedagógico já prevê o fortalecimento de atividades que proporcionem o desenvolvimento da teoria e prática dos alunos dialogando de forma interdisciplinar com as dimensões sociais encontradas dentro e fora da academia. Inserido nesse contexto, o Projeto Teoria e Prática de Ensino: Monitoria para disciplinas do Curso de Gestão de Políticas Públicas tem como objetivos promover atividades que permitam uma inclusão do aluno monitor nas rotinas de planejamento e aulas das disciplinas de Estado Governo e Políticas Públicas e Estado Brasileiro Contemporâneo. O processo deu-se mediante a Observação Participante onde a professora coordenadora do projeto explicava previamente os conteúdos a serem abordados nas aulas instigando um pensamento crítico acerca dos conteúdos por meio de perguntas chaves, além disso proporcionando um espaço aberto para ideias que contribuam com a disciplina. Uma das experiências esteve relacionada com o acompanhamento e suporte aos alunos das disciplinas, na elaboração de atividades em grupo, auxiliando-os a colocar em prática valores desse exercícios tão fundamental na graduação e carreira profissional. Dando destaque para a atividade que desafiou a criatividade dos discentes, na elaboração jogos que abordassem as diferentes concepções de Estado postuladas pelos autores clássicos. Além disso debates de textos ,previamente selecionados, em sala com os demais alunos propiciando a participação de todos na dinâmica. Pode-se concluir que é fundamental a promoção deste tipo de projeto para a formação do aluno no curso, o engajamento mais direcionado e orientado pelo Docente conduz a uma visão mais ampla acerca do modelo de estado, democracia brasileira e formação de identidade nacional, conceitos fundamentais para responder e ajudar a pensar em políticas Publicas.Published
2019-01-01
Issue
Section
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
PROJETO TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO: MONITORIA PARA DISCIPLINAS DO CURSO DE GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. (2019). Encontros Universitários Da UFC, 4(4), 3607. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/57996