NANOCARREADORES LIPOSSOMAIS CONTENDO DERIVADO QUINÔNICO (UN4): CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE CITOTÓXICA EM LINHAGENS CELULARES TUMORAIS IN VITRO
Abstract
O câncer é uma doença de elevada incidência e mortalidade, caracterizada por modificações no controle do crescimento e divisão das células causando o descontrole dessas divisões e promovendo a carcinogênese. Diferentes compostos naturais ou sintéticos possuem potencial de ação antitumoral, dentre eles encontramos as quinonas. No presente estudo, objetivou-se preparar, caracterizar físico-quimicamente e realizar testes biológicos in vitro de nanocarreadores lipossomais contendo um derivado quinônico (UN4). Esta substância apresenta atividade citotóxica, porém possui baixa solubilidade em água o que inviabiliza sua utilização em testes in vivo e para inverter esse problema buscou na nanotecnologia metodologias que pudessem auxiliar nesse processo de solubilidade. Para alcançar esse objetivo, lipossomas foram preparados utilizando o método de hidratação do filme lipídico para encapsulação da UN4. Os resultados obtidos foram um tamanho de partícula de 31,35 nm para LUN4 e de 38,74 nm para LBR, com um potencial zeta de +50 mV para LUN4 e +51,4 mV para LBR e uma taxa de encapsulação de 43%. Ao avaliar quanto à citotoxicidade em diferentes linhagens tumorais por meio do ensaio de MTT verificou-se que a UN4 encapsulada apresentou citotoxicidade frente às linhagens testadas, com CI50 de 0,58 µg/mL para SW620, 1,26 µg/mL para MCF-7 e 1,36 µg/mL para SNB-19. Com isso, o nanossistema apresentou resultado promissor frente às linhagens testes e demonstrou menor valor de CI50 frente à linhagem de câncer colorretal. Porém, a avaliação de outros parâmetros é necessária para completar a caracterização e o perfil farmacológico e, assim, avançar nos estudos in vivo e posteriores ensaios clínicos. Agradecimento ao programa PIBIC/CNPq pelo financiamento do projeto.Published
2019-01-01
Issue
Section
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
NANOCARREADORES LIPOSSOMAIS CONTENDO DERIVADO QUINÔNICO (UN4): CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE CITOTÓXICA EM LINHAGENS CELULARES TUMORAIS IN VITRO. (2019). Encontros Universitários Da UFC, 4(2), 1706. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/59465