OBTENÇÃO DE BIOCIMENTOS BIFÁSICOS DE HIDROXIAPATITA E β-TCP PARA APLICAÇÕES BIOMÉDICAS.
Abstract
O uso de enxertos autógenos para reparos ósseos é considerado o "padrão ouro", entretanto, possui algumas limitações associadas ao aumento de morbidade, dor, infecção, além do sacrifício de tecidos saudáveis. Para superar essas limitações, o desenvolvimento de enxertos ósseos sintéticos, como os biocimentos de fosfato de cálcio (BFC), tem despertado o interesse em pesquisadores e profissionais da área. Levando em consideração o excelente desempenho de biocerâmicas bifásicas de hidroxiapatita (HA) e β-Fosfato tricálcio (β-TCP), este trabalho teve como objetivo a obtenção de BFC bifásicos de HA e β-TCP para aplicações biomédicas. O difratograma da fase sólida demonstrou que foi possível obter uma biocerâmica bifásica via estado-sólido, uma inovação interessante, visto que se trata de um método simples e barato. A análise do difratograma do BFC confirmou as fases HA e β-TCP. Com relação ao tempo de pega e pH, respectivamente, este apresentou e tempo inicial de 6 minutos e tempo final de 20 minutos e pH igual a 7,6. Posteriormente, os BFC foram avaliados através da análise de citotoxicidade in vitro pelo método SRB, realizada numa tentativa de simular o desempenho desses após sua inserção no corpo humano. Células da linhagem de fibroblastos murino (L929) foram incubadas, por 72 horas, com meio de cultura apenas (C-) e BFC em múltiplas concentrações variando de 62,5 a 2000 ug/mL. A exposição das células ao BFC causou redução da proliferação a partir da concentração de 500 µg/mL em relação ao C-, mas não causou alterações morfológicas nas células em nenhum dos grupos. Portanto, embora preliminares, os resultados indicam que o BFC é um material promissor para aplicações biomédicas devido à suas características físicas, como endurecimento in situ e biodegradabilidade, e baixa toxicidade. Agradecimentos ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), pela bolsa de estudos e auxílio financeiro que possibilitou a dedicação à pesquisa.Published
2019-01-01
Issue
Section
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
OBTENÇÃO DE BIOCIMENTOS BIFÁSICOS DE HIDROXIAPATITA E β-TCP PARA APLICAÇÕES BIOMÉDICAS. (2019). Encontros Universitários Da UFC, 4(2), 1791. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/59550