PLANEJAMNETO E CONTROLE SOCIAL NO NORDESTE COM BASE NOS PLANOS PLURIANUAIS
Abstract
Este trabalho procura investigar possíveis avanços no processo de planejamento governamental e na gestão pública a partir da análise dos dois últimos Planos Plurianuais de desenvolvimento dos estados nordestinos. O objetivo maior é verificar até que ponto a sociedade civil tem sido contemplada pelos poderes públicos com vistas a desempenhar um papel ativo como protagonista na construção de um paradigma de planejamento e gestão participativo, bem como sua atuação no que concerne à avaliação e o controle social das políticas públicas implementadas. Como referência teórica, nos fundamentaremos no modelo de Planejamento Estratégico Situacional-PES, de Carlos Matus (MATUS, 1991). Nesta perspectiva, depreende-se a questão essencial da avaliação e do controle social como parte integrante do planejamento a partir da compreensão da evolução da gestão pública governamental e dos modelos e aperfeiçoamentos verificados. O estudo se reportará aos PPAs do Governo Federal e dos estados do Nordeste nos períodos 2010 a 2018, com vistas a analisar o alcance da interlocução do poder público com a sociedade civil por meio do processo participativo. A delimitação deste período é pertinente, considerando que ele é marcante em termos de mudanças na condução político-administrativa como também coincide com uma maior preocupação na busca por legitimidade política aos Planos e respectivas gestões a partir do referido processo. A descrição e análise se baseará nos documentos oficiais indicados ao longo do trabalho, além de outras referências.Published
2019-01-01
Issue
Section
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
PLANEJAMNETO E CONTROLE SOCIAL NO NORDESTE COM BASE NOS PLANOS PLURIANUAIS. (2019). Encontros Universitários Da UFC, 4(2), 1857. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/59616