POLISSACARÍDEOS SULFATADOS DA ALGA GRACILARIA CAUDATA: PROPRIEDADE DE FILME E APLICAÇÃO COMO REVESTIMENTO COMESTÍVEL
Abstract
Estre trabalho teve como objetivo avaliar o potencial de utilização de polissacarídeos sulfatados (PSS) da alga Gracilaria caudata para a produção de filmes e de revestimentos comestíveis para a conservação de banana do tipo “maçã”. Os polissacarídeos foram obtidos por extração enzimática com papaína e apresentaram um alto rendimento (24,96%), com 85% de carboidratos totais e 1% de proteínas contaminantes. Os filmes foram produzidos na concentração de 0,5% e 1% PSS pelo método de casting. Os PSS de G. caudata possuem boas propriedades filmogênicas, pois foram obtidos filmes transparentes, homogêneos, com espessura de 0,027 mm (0,5%) e de 0,049 mm (1%); e teor de umidade de 14,06 % (0,5%) e 6,08 % (1%). Para avaliação como revestimento comestíveis, os frutos foram desinfestados, imersos em solução de revestimento 1% e ficaram armazenados em BOD a 22 ºC por 9 dias, com avaliações em relação a perda de peso, pH, Brix e coloração da casca. Ao final de 9 dias, os frutos revestidos apresentaram perda de peso de 10,4% ± 0,88 e o grupo controle de 10,54% ± 0,83. Em relação ao pH, estes diminuíram durante até 5,14 ± 0,06 para os frutos revestidos e 5,17 ± 0,04 para os frutos sem revestimento. Em contraste, o teor de sólidos solúveis (Brixº) aumentou para 15,5 ± 1,32 para o grupo revestimento e 14,5 ± 0,57 para o controle. A luminosidade da casca aumentou em 25% indicando um aumento da cor amarela. Todos os dados observados estão condizentes com o processo de maturação natural do fruto. Não foram encontradas diferenças significativas entre os dois grupos durante o período de avaliação, indicando que o revestimento a base de G. caudata não retardou o amadurecimento de banana “maçã”. Isso pode ser atribuído à falta de homogeneidade da película de revestimento formada. Portanto, apesar das boas propriedades filmogênicas do PSS estudado, novos estudos devem ser feitos para produzir revestimentos à base de algas que possuam uma melhor aderência ao fruto. Agradecimentos: FUNCAPPublished
2019-01-01
Issue
Section
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
POLISSACARÍDEOS SULFATADOS DA ALGA GRACILARIA CAUDATA: PROPRIEDADE DE FILME E APLICAÇÃO COMO REVESTIMENTO COMESTÍVEL. (2019). Encontros Universitários Da UFC, 4(2), 1862. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/59621