AULAS DE AUTOCAD PARA AUXILIAR NAS ATIVIDADES DA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO, MEDIDAS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Abstract
Mediante relatos dos alunos da disciplina a respeito das atividades finais da disciplina, foi desenvolvida a seguinte proposta: preparar os discentes da disciplina de IMIE (Instrumentação, Medidas e Instalações Elétricas) para os trabalhos finais, estes abrangem tanto a parte teórica quanto a parte de prática, da disciplina. Na execução destes, utiliza-se a ferramenta AutoCAD, a falta de conhecimento a respeito dela, por parte dos discentes acarreta uma série de dificuldades durante a execução dos trabalhos finais. Foram realizadas um total de cinco aulas, com duração de 15 a 20 minutos, estas aulas funcionariam como uma “via de mão dupla”, porque, além de ajudar os discentes da disciplina, iria estimular ainda mais a iniciação à docência por parte do monitor, preparando o material e aulas, proporcionando o desenvolvimento de técnicas de ensino e mentoria. Em cada aula foi ministrado um conteúdo referente ao uso do programa AutoCAD, ensinando os alunos a usar as ferramentas e demonstrando na prática, seguindo uma sequência de passos, em que estes seriam essenciais para a elaboração de um diagrama de instalações elétricas, começando com os uma visão geral da ferramenta (um tour pelas partes que compõem o software), principais comandos e atalhos, execução de projetos civis e parametrização, elaboração de uma planta baixa com diagrama de instalação elétrica residencial, e por fim como criar um layout utilizando a viewport além de configurar as escalas para plotar o projeto para impressão. O objetivo principal desta atividade é instigar os discentes a utilizar o que foi aprendido não só na disciplina de IMIE, mas dentro de toda a sua trajetória acadêmica e carreira profissional.Published
2021-01-01
Issue
Section
XXX Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
AULAS DE AUTOCAD PARA AUXILIAR NAS ATIVIDADES DA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO, MEDIDAS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(4), 2676. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75802