A COMUNICAÇÃO E A MEMÓRIA EM NARRADORES DE JAVÉ
Abstract
Narradores de Javé, filme brasileiro lançado em 2003 (dir. Eliane Caffé), conta a história da pequena cidade de Javé, no interior da Bahia. A trama gira em torno da construção de uma barragem que irá retirar todos os moradores que ali viviam desde sempre. Inconformados, os mesmos decidem escrever as memórias da cidade numa tentativa de tornar Javé um Patrimônio Histórico, assim salvando o vilarejo da destruição. A trama de tragicomédia começa a partir do momento em que poucos moradores de Javé sabem ler, e menos ainda escrever, com o carteiro Antônio Biá sendo o único com erudição suficiente para fazer o registro historiográfico de Javé. Quando Biá aceita a tarefa quase hercúlea de coletar e aglomerar todas as narrativas da população local de maneira com que a cidade pudesse ser salva, entramos em questões muito discutidas na Academia, como o conceito de veracidade histórica e a diferença entre a verdade que se lembra, a verdade que se escreve e a que se ouve. O artigo que estou escrevendo a respeito desta obra trata tanto da narrativa interna do filme sobre as múltiplas formas de expressão do que é o “ser morador de Javé”, quanto da relação complexa entre mensagem, meio e difusor. Ou seja, para além da narrativa interna do filme, temos uma interessante relação entre obra e leitor, que nunca é pacífica, já que cada produto comunicacional (seja a própria tentativa de historicização dentro do filme feita por Biá, ou a mensagem que o filme em si tenta passar em sua totalidade para os espectadores) se posiciona diante das normas dominantes e da relação entre meio e cultura, podendo reproduzir, criticar, parodiar ou renovar determinados preceitos (JAUSS, apud ZILBERMAN). Nesta intersecção, busco explorar a relação entre o trabalho de comunicar e o de rememorar, muitas vezes interligados pela história e a comunicação social.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
A COMUNICAÇÃO E A MEMÓRIA EM NARRADORES DE JAVÉ. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1795. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86563