A DISPUTA PARA FALAR DE SEGURANÇA PÚBLICA: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DO DISCURSO POLICIAL NA INTERNET
Abstract
O trabalho consiste em um esforço de natureza predominantemente exploratória e descritiva, sem expectativas para grandes generalizações, que busca traçar um esboço de uma genealogia do discurso policial na internet acerca do problema da segurança pública no Brasil. A motivação para o estudo reside no conflito de narrativas que tem ocorrido entre estudiosos do tema da segurança pública e operadores da segurança pública – no trabalho entendidos como policiais e ex-policiais -. Enquanto o primeiro grupo busca legitimar o discurso a partir da ciência, o segundo se apropria da práxis como legitimadora do discurso. O estudo foca apenas no discurso do segundo grupo, buscando compreender quais as bases que sustentam o discurso policial acerca da segurança pública na internet. Os dados foram coletados de entrevistas e documentários disponíveis na rede e que foram realizados com policiais e ex-policiais. O total de horas do material coletado e estudado foi de cerca de 10h. A metodologia escolhida para o estudo foi a análise de conteúdo, visto que o material está localizado em um ambiente virtual e, por isso, predominantemente comunicacional. Foi utilizado no estudo o software de análise qualitativa Atlas.ti, que permitiu a inferência de algumas conclusões e formulação de diagramas. Os resultados obtidos permitiram definir dois principais pontos que alicerçam o discurso policial acerca da segurança pública. A primeiro reside na afirmação de que a legislação penal brasileira é branda, e o segundo, e complementar ao primeiro, é o de que punir funciona. Percebe-se, ainda, que para cada um desses pontos existem outras falas recorrentes que os sustentam e os reforçam, a exemplo de críticas ao STF, à mídia, à academia e a setores políticos específicos. Portanto, foi possível concluir que a disputa para falar de segurança pública é latente, e que pela análise realizada, tem bases discursivas fortes e consolidadas dentro do discurso dos operadores e ex-operadores da segurança pública.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
A DISPUTA PARA FALAR DE SEGURANÇA PÚBLICA: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DO DISCURSO POLICIAL NA INTERNET. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1802. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86570