A GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO COSTEIRAS E SUA EFICÁCIA NA PROTEÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E SEUS BENS AMBIENTAIS ASSOCIADOS: ESTUDO DE CASO NO LITORAL CEARENSE.
Resumen
No litoral do Ceará, é característica comum a presença de Unidades de Conservação (UC) em sobreposição às áreas de unidade de gestão hídrica, as regiões hidrográficas (RH), abrangendo rios/estuários, lagos, campos dunares, manguezais, biota, comunidades tradicionais, entre outros elementos ambientais. Este estudo visa avaliar a eficácia da conservação de recursos hídricos, e seus bens ambientais associados, salvaguardados em UC costeiras do Ceará. O Estado apresenta uma linha de costa com extensão de 626,89 km, com cerca de 30 UC distribuídas em sua zona costeira. A área pesquisada se concentra nas 17 UC presentes em 2 setores da costa cearense (Fortaleza/Região Metropolitana e Costa Oeste), que se sobrepõem à 3 regiões hidrográficas (Metropolitana, Curu e Litoral). Dando enfoque à análise territorial, os setores de costa serão área-alvo e as RH serão consideradas como área de influência. O desenvolvimento do estudo possui caráter exploratório e descritivo, com construção de um estudo de caso, subdividido em 4 fases, a saber: Levantamento de dados secundários; Coleta de dados primários; Tabulação e análise de dados; e Divulgação dos resultados. Busca-se correlacionar os fatores “recursos hídricos” e “UC”, via: análise de séries históricas de monitoramento quali-quantitativo da água, resultados de sistemas avaliativos das UC, produtos de gestão territorial, instrumentos legais; e coleta de dados via questionários/entrevistas e ações de campo, voltados à gestão ambiental e conservação. Dentre os resultados já obtidos, pode-se observar a considerável gama de ecossistemas protegidos via UC (campos dunares, estuários, nascentes, complexos hídricos), bem como das categorias das unidades na área pesquisada, com maior presença das Áreas de Proteção Ambiental. Para além disso, já se iniciou a tabulação e análise da presença de postos de monitoramento, onde se observou séries históricas descontínuas e a inexistência de uma distribuição homogênea de monitoramento fluvial.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
A GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO COSTEIRAS E SUA EFICÁCIA NA PROTEÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E SEUS BENS AMBIENTAIS ASSOCIADOS: ESTUDO DE CASO NO LITORAL CEARENSE. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1809. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86577