A REPRODUÇÃO ENQUANTO CATEGORIA EFETIVADORA DO PROCESSO DE HOMINIZAÇÃO DO HOMEM EM GYÖRGY LUKÁCS
Abstract
No presente trabalho, objetivamos demonstrar a especificidade da categoria da reprodução no processo de hominização do homem, tomando o pensamento do filósofo húngaro György Lukács exposto em sua obra Para uma ontologia do ser social II (2013). Para tanto, devemos conceber, de acordo com Lukács, o pressuposto marxiano no qual o trabalho é a categoria fundante do ser social, visto ser a partir dela que se realiza o metabolismo entre homem e natureza. É através desse processo que ocorre o salto ontológico, que é responsável pelo surgimento e desenvolvimento do ser social. Contudo, a análise da categoria do trabalho, segundo o filósofo húngaro, não deve ocorrer de modo isolado, mas inserida na totalidade social, visto que os atos do trabalho se encontram orientados para além de si mesmos de modo contínuo, possibilitando a reprodução do ser. Entretanto, vale ressaltar que o processo de hominização não se restringe apenas ao metabolismo entre homem e natureza, mas vai além, remetendo à relação dos indivíduos entre si, na qual se pretende uma transformação da consciência dos mesmos, visando a orientação das ações para a realização de determinados fins em comum. Em nossos resultados parciais pudemos perceber que esse processo é possibilitado por meio da categoria da reprodução, pois a ela cabe o repasse aos demais indivíduos todos os conhecimentos e habilidades adquiridos a partir do processo de transformação da natureza realizado pelo homem, visando a orientação de suas condutas. Por fim, concluímos que a reprodução é uma categoria essencial na efetivação do processo de hominização do indivíduo. Este estudo faz parte dos grupos de pesquisa: Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana e Teoria Crítica, Filosofia e Educação.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
A REPRODUÇÃO ENQUANTO CATEGORIA EFETIVADORA DO PROCESSO DE HOMINIZAÇÃO DO HOMEM EM GYÖRGY LUKÁCS. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1831. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86599