RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DA FAMÍLIA DIANTE DA IDENTIFICAÇÃO DE SINAIS DE ALERTA PARA AUTISMO
Resumen
INTRODUÇÃO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA), para a Organização Mundial da Saúde, é um dos distúrbios do neurodesenvolvimento que pode surgir no período da primeira infância (0 a 6 anos). Esta condição está relacionada a dificuldades no convívio social, podendo comprometer funções motoras da criança. Portanto, a percepção da família ao observar os sinais de alerta é importante para uma intervenção direta e eficaz nesses indivíduos. OBJETIVO: Relatar a experiência sobre a percepção da família diante dos sinais de alerta para o autismo nos atendimentos de puericultura. METODOLOGIA: Relato de experiência vivenciado no Programa de Promoção e Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil (QC00.2012.PG1404) em uma Unidade Básica de Saúde. Tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento e comportamento de crianças entre 2 e 6 anos por meio do questionário Survey of Wellbeing of Young Children, abordando áreas sobre a percepção dos pais diante do comportamento da criança. RESULTADOS: Durante o acompanhamento percebeu-se que alguns pais identificaram em seus filhos sinais de alerta como: atraso na fala, dificuldade de interações com o/a filho/a, desconforto da criança quando exposta a ruídos intensos ou quando havia uma mudança na rotina dela. Para confirmar os sinais de risco, utilizamos o questionário SWYC que aborda áreas como marcos do desenvolvimento, preocupação dos pais, e ainda observação dos pais sobre Interação Social. Além disso, é perceptível como o risco para TEA afeta diretamente os pais, visto que alguns relatam muita preocupação com o desenvolvimento e comportamento da criança, levando-os a sentir, por vezes, desanimados ou deprimidos. CONCLUSÃO: Concluímos que a percepção da família diante da identificação dos sinais de alerta é importante, pois, direciona a investigação durante a triagem com instrumento validado, para que seja possível orientar e ser apoio formal para encaminhamento precoce para atenção especializada e intervenção parental.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XXXI Encontro de Extensão
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DA FAMÍLIA DIANTE DA IDENTIFICAÇÃO DE SINAIS DE ALERTA PARA AUTISMO. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(16), 3140. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/87403