AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS DO CENTRO DE ESTUDOS AMBIENTAIS COSTEIROS (CEAC) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

Authors

  • Natalie Marcelino Carlos
  • Jorge Iván Sánchez Botero
  • Jorge Ivan Sanchez Botero

Abstract

Serviços Ecossistêmicos são os benefícios que as pessoas obtêm dos ecossistemas, os quais abrangem serviços de provisão, serviços de regulação e manutenção e serviços culturais. A partir destas observações, no ano de 2022, na disciplina de Ecologia de Ecossistemas do Curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Ceará (UFC) junto aos alunos foi realizada uma prática e um relatório para caracterizar os serviços ecossistêmicos de uma formação vegetal (Mata de Tabuleiro), um ecossistema litorâneo (Manguezal) e um ecossistema lótico (estuário do rio Pacoti) localizados no Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC), Aquiraz, Ceará. Inicialmente foi feita a identificação e classificação utilizando o método CICES (Common International Classification of Ecosystem Service) versão 5.1, nas áreas de estudo. Tendo em vista a utilidade e inovação dessa ferramenta, os alunos, munidos com uma planilha, identificaram os serviços ecossistêmicos dos ecossistemas supracitados. Após a obtenção de dados os discentes efetuaram uma análise estatística, obtendo variáveis categóricas com ausência ou presença dos serviços nos ecossistemas, comparando a avaliação deles com a de servidores da UFC que realizam estudos no CEAC. Por fim, os alunos da disciplina de ecologia de ecossistemas utilizaram os dados para desenvolver um relatório seguindo as normas da redação científica e obtendo um desenvolvimento satisfatório da prática.

Published

2022-01-01

Issue

Section

XXXI Encontro de Iniciação à Docência

How to Cite

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS DO CENTRO DE ESTUDOS AMBIENTAIS COSTEIROS (CEAC) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC). (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3489. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/87759